top of page
Logo Uai Nautica.png
Buscar

Tudo sobre habilitação náutica

  • Foto do escritor: Karolina Moreira
    Karolina Moreira
  • 31 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

Para navegarmos com segurança e tranquilidade, além dos itens obrigatórios da embarcação, há também a habilitação náutica, documento exigido pela autoridade marítima por meio da Normam-03. Hoje vamos te mostrar as cinco categorias existentes.


Barco uai náutica ao pôr do sol
Tudo sobre habilitação náutica | Uai Náutica

Arrais Amador (ARA)


Esta é a habilitação ideal pra quem irá iniciar nas navegações interiores, em águas abrigadas tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não há ondas. Com ela você poderá conduzir embarcações como barcos a remo, vela ou motor, com exceção do jet-ski.

O curso inclui:


• Aulas de Nomenclatura náutica

• Normas e leis de trânsito no mar

• Primeiros socorros

• Introdução às cartas náuticas


Para conseguir a habilitação de Arrais é necessário que você comprove 6 horas práticas realizadas dentro de uma embarcação. Fique tranquilo, existem escolas náuticas com instrutores credenciados pra esse treinamento. Após completar as horas você já pode marcar sua prova, que contém 40 questões, sendo necessário para passar acertar 50% ou mais.


Indicação de livro para estudos:

ree

Navegar é fácil de Geraldo Luiz Miranda de Barros.





Mestre Amador (MSA)


Esta habilita o marinheiro a navegação costeira entre portos nacionais e estrangeiros dentro do limite da visibilidade da costa, não excedendo a 20 milhas náuticas. Para o mestre a regra de condução é a mesma, barcos a remo, vela ou motor, com exceção do jet-ski.

As habilitações são atreladas, portanto, para que você consiga o Mestre Amador é necessário que já possua o ARA.

O curso inclui:


• Navegação costeira e estimada

• Leitura de cartas náuticas

• Declinação magnética e desvio da agulha, navegação concorrente, marcações e instrumentos náuticos.


Diferente da Arrais, para se habilitar em Mestre Amador não é necessário as horas práticas, porém a prova tem um nível de dificuldade maior por precisar utilizar esquadros e conter questões com cálculos.

A prova também contém 40 questões de múltipla escolha sendo necessário para passar acertar 50% ou mais, uma dica é estudar provas de anos anteriores que pode ser facilmente encontrada em sites de capitanias.



Capitão Amador (CPA)


Com esta habilitação o marinheiro estará apto para navegação costeira e oceânica, entre portos nacionais e estrangeiros sem limite de afastamento da costa, podendo conduzir barcos a remo, vela ou motor, com exceção do jet-ski.

Para se habilitar na categoria Capitão Amador é necessário que já possua o Mestre Amador, sendo assim, o curso inclui:


• Navegação astronômica e eletrônica

• Meteorologia

• Estabilidade da embarcação


A prova tem duração de 4 horas e contém 40 questões, sendo necessário para passar acertar 50% ou mais.

Esta habilitação requer mais estudo e dedicação por permitir ao marinheiro navegar sobre todo o oceano tanto nacional quanto internacional, também é aceita na maioria dos países.


Indicação de livro para estudo:

ree

Capitão Amador de Jaime Roberto da Costa Felipe.





Motonauta (MTA)


Esta é a habilitação para moto aquática mais conhecida como jet-ski, com ela você estará apto para navegação interior em águas abrigadas, como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas e também em águas parcialmente abrigadas, onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais (vento, corrente ou maré).



Veleiro (VLA)


A VLA habilita o condutor a navegar em barcos a vela, sem propulsão a motor. Também nos limites da navegação interior em águas abrigadas e parcialmente abrigadas.


Agora que já conhece todas as categorias vamos para a documentação necessária para agendamento da prova, primeiramente você deverá agendar uma visita á capitania do seu estado e já ter pago a guia de GRU (Guia de Recolhimento da União) que pode ser fornecida pela sua escola náutica, e com os seguintes documentos em mãos é só marcar a prova.

RG e CPF (original e cópia), GRU + comprovante, atestado médico ou CNH, comprovante de residência, anexo 5F (somente para Arrais) e formulário de requerimento.

A capitania te informará a data da prova, e é só colocar seus conhecimentos em prática e navegar!

 
 
 

Comentarios


bottom of page